Pular para o conteúdo principal

Assertividade: Saiba como desenvolver



A hierarquia é algo antigo na história da humanidade. Seja qual for a instituição, igreja, exército, empresa, escola ela estará lá: os diversos graus de separação que dividem o homem comum daquele que detém o dito “poder”. Como já diria o velho ditado popular: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Mas e você? Já passou por alguma situação em que ficou com a resposta entalada na garganta ou preferiu ficar calado com medo de romper com seu “superior”?

A razão nem sempre está do lado de quem tem os maiores cargos ou posições. Muitas vezes a própria dinâmica de um cargo de chefia dificulta a visão da realidade ou de um problema específico, afinal, se ninguém discorda fica difícil analisar a situação sob diversos prismas. É por isso que cada vez mais empresas modernas estimulam pessoas a serem “assertivas”.

Você sabe o que é assertividade? Segundo a Wikipédia é: “a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas”.

Bem, com essa explicação já dá para se ter uma idéia do que estamos falando. Ser assertivo no ambiente de trabalho é expressar sua opinião de forma adequada, sem procurar o embate, visando a solução e aguardando o momento certo. Em suma, é o debate sadio de ideias entre profissionais.

A grande sacada na assertividade é conseguir manter uma postura entre a imposição agressiva e a submissão serviçal. É dizer “sim” e “não” quando for preciso, educadamente e explanando seu ponto de vista, sempre chamando o interlocutor para a reflexão.

Uma dica para quem pretende adotar uma postura assertiva no trabalho ou na vida pessoal é sempre começar uma discussão com uma pergunta do tipo: “você não acha que seria melhor...?” ou “O que você acha se fizéssemos desse jeito...?”.

Para quem procura emprego uma boa dica é ficar atento à assertividade na hora da entrevista. Seja honesto e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Pergunte, questione e discorde caso ache que tem que discordar. Nesse novo mundo de hierarquias fragilizadas as pessoas valorizam cada vez mais essa qualidade.

5 dicas para ser assertivo:

1 – Pense antes de falar e tenha respostas alternativas na manga.

2 – Observe alguém que desenvolve vem essa habilidade.

3 – Aja no comportamental, não apenas no emocional.

4 – Imagine-se lidando com a situação em diversos cenários. Imagine reações para diversas respostas

5 – Seja assertivo não só no ambiente profissional. Leve essa habilidade para seu dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me