Pular para o conteúdo principal

Trabalhar nos Estados Unidos é seu sonho? Veja as dicas

O especialista Leonardo Freitas, da Hayman-Woodward, dá os conselhos

Por Bárbara Nór

Estátua da Liberdade, em Nova York | <i>Crédito: Pixabay
Estátua da Liberdade, em Nova York | Crédito: Pixabay
Cursos e especializações ajudam 
"Pessoas que trabalham e tem uma especialização são sempre bem vindas", diz Leonardo. Ele explica que quanto mais for especializada a sua área de atuação, mais fácil é encontrar um emprego nos EUA, especialmente em indústrias e em áreas de pesquisa e desenvolvimento. "Os laboratórios aqui pagam salários absurdos", diz. Mas outro ponto que ajuda bastante é ter vários cursos extras, inclusive de temas que não sejam diretamente relacionadas à sua área de atuação. Apesar de gostar dos especializados, eles também valorizam a experiência diversificada e desenvolvimento de competências que sejam fora da sua atuação.

Trabalho em equipe
No trabalho e em comunidade, a colaboração e trabalho coletivo são super importantes nos Estados Unidos. “O estereótipo de que um quer passar a perna no outro no escritório não é verdade”, diz Leonardo. “As pessoas se ajudam muito, inclusive na vizinhança, quando você chega, todos querem te conhecer, vão te oferecer uma comida de boas vindas”. Por isso, saber ser prestativo e com um pensamento voltado ao coletivo tanto no seu bairro quanto na empresa são fatores super importantes para se dar bem por lá.

Esqueça o jeitinho brasileiro
“Não tem margem para esses jeitinhos, para a corrupção”, diz Leonardo. Segundo ele, muitos brasileiros não entendem isso no exterior e buscam maneiras de pagar menos imposto de renda, por exemplo. Mas nos Estados Unidos, além de pegar muito mal, você provavelmente será pego e vai ter que se virar com a justiça. “Não pode colocar o dinheiro na conta da mãe, isso aqui é crime e muito mal visto”.  Outra coisa que não dá para fazer é contar meias-verdades em entrevistas de emprego, por exemplo, mentindo sobre experiências ou cursos que você fez. E isso vale na hora de emigrar também: não faça planos para dar “um jeito” de ficar no país sem ser a forma estritamente legal. Ser pego como imigrante ilegal pode acabar com suas chances, e mesmo impedi-lo de visitar o país como turista por um bom tempo. 

Entenda o papel dos servidores públicos
Na hora de lidar com burocracias e de tirar documentos como o sonhado green card (documento que garante sua residência legal no país), é fácil se estressar com quem está na outra ponta representando as autoridades. Mas é preciso ter paciência, tratá-los com cortesia e entender que eles estão cumprindo um papel. E também estão ali para ajudar. “Sair demandando coisas deles e criando briga não vai dar certo e vai atrapalhar sua imigração”, diz Leonardo.

Diferenças culturais devem ser respeitadas
Muitos, quando chegam ao país, têm a impressão de que os americanos são frios, por exemplo, porque não são tão abertos e informais como os brasileiros. Mas, na verdade, só têm uma maneira diferente de se relacionar com as pessoas e de formar os laços. Outro engano comum é demorar a entender que o costume brasileiro de ser flexível em relação a horários e prazos não cabe no estilo americano. “O foco aqui é sua obrigação, e sempre na hora e dentro do prazo”, diz Leonardo. Ter isso claro é essencial para poder trabalhar nas empresas daqui e não ser mandado embora.

Valorize seu espírito empreendedor
Além de o americano valorizar muito o lado empreendedor nos funcionários e nas pessoas, ter uma empresa pode ajudar a se mudar para os Estados Unidos. Abrir uma subsidiária do seu negócio de mais de 2 anos nos EUA, por exemplo é uma possibilidade para obter o green card. 

Fique de olho nas áreas que têm mais oportunidade
Olhar sempre quais são as tendências e oportunidades ajuda a aproveitar oportunidades únicas para se mudar para lá. Segundo Leonardo, as áreas que estão atualmente em alta são as de serviços em geral, como contadores que saibam lidar com novas regras tributárias e acordos do Brasil e EUA ou advogados especializados em áreas como a de família. Outra área com demanda é a médica e farmacêutica, especialmente para cirurgiões de alto nível.  “Tem hospital que oferece o green card de imediato se você tiver as competências de que eles precisam”, afirma Leonardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me