Pular para o conteúdo principal

Use alguns benefícios que você já paga - e nem sabe

Existem alguns benefícios embutidos em produtos pelos quais você já paga. Veja como aproveitá-los e parar de perder dinheiro

Por Mariana Amaro
>>Esta matéria foi publicada originalmente na edição 200 da revista Você S/A, em fevereiro de 2015 e pode conter informações desatualizadas


SÃO PAULO - A melhor forma de ganhar dinheiro é parando de perder. Consertar o fogão, chamar um chaveiro à noite ou contratar um seguro-viagem para as férias são gastos imprevistos que corroem aos poucos o orçamento.

Muita gente esquece, mas tem direito à prestação gratuita desses serviços, já incluída em outros produtos pelos quais paga regularmente — seguros, planos de celular e TV a cabo e cartões de crédito. Um exemplo é o seguro-viagem, obrigatório para quem viaja para qualquer país da União Europeia.

Ele custa em torno de 500 reais para uma família de quatro pessoas durante uma semana no exterior. Embora muita gente pague sem questionar, o seguro-viagem é concedido gratuitamente por algumas operadoras a quem compra a passagem aérea com o cartão de crédito. Como 76% dos brasileiros usam esse meio de pagamento, há muita gente gastando à toa.

O mesmo vale para o conserto de eletrodomésticos. A maioria das empresas de seguro residencial, automotivo ou até seguro-fiança — cobrado de quem aluga um imóvel sem fiador — cobre o custo desses reparos. Relembre outros serviços gratuitos a que tem direito e pare de jogar dinheiro fora. 

Saiba como usufruir de benefícios pelos quais você já está pagando.

Chaveiro, eletricista e encanador

Como funciona? Os serviços precisam ser agendados e solicitados via seguradora. 

Quem tem direito? Clientes de fiança de aluguel e seguros residencial e automotivo.

Vale a pena usar? Sim, porque esses serviços já estão incluídos em despesas que são obrigatórias. 

Seguro-viagem

Como funciona?  Depois de realizar a compra de passagens aéreas com cartões de crédito, basta solicitar o seguro à operadora. 

Quem tem direito? Clientes de cartões de crédito internacionais ou platinum. 

Vale a pena usar? Sim, porque, com o benefício, cada passageiro poderá deixar de gastar cerca de 200 reais. Uma baita economia.

Assistente pessoal

Como funciona? O serviço de concierge ajuda a resolver pequenos problemas, como comprar ingressos para um show, reservar hotéis ou 

restaurantes, fazer compras em supermercado pela internet ou a cotação de preços de passagens aéreas.

Quem tem direito? Compradores de carros de alguns fabricantes e clientes de certos cartões de crédito e planos pós-pagos de celular.

Vale a pena usar? Depende. Se o seu cartão de crédito não prevê o benefício, não vale a pena elevar a anuidade para cerca de 300 reais ou contratar um plano de telefonia mais caro. 

Reparos em eletrodomésticos

Como funciona? O funcionário terceirizado pela seguradora comparece no dia e no horário agendados pelo cliente e cobra apenas o valor adicional das peças que precisam ser substituídas. 

Quem tem direito? Clientes de seguro residencial. 

Vale a pena usar? Sim, porque o benefício já está incluído e permite economizar com serviços que custam de 100 a 200 reais.

Desconto no estacionamento

Como funciona? O proprietário do veículo recebe de 10% a 50% de desconto no estacionamento de algumas redes.

Quem tem direito? Clientes de alguns seguros de carro. Basta verificar no site da seguradora quais são as redes de estacionamento credenciadas. 

Vale a pena usar? Sim, porque já está incluído, sem a cobrança de taxas extras.

Desconto no táxi

Como funciona? Alguns aplicativos de pedido de táxi, como 99Taxis e EasyTaxi, fizeram acordos com operadoras de cartão de crédito para oferecer descontos. 

Quem tem direito? Os clientes que fizerem o pagamento da corrida por meio desses aplicativos - e não diretamente ao taxista - usando o cartão.

Vale a pena usar? Sim, o desconto pode chegar a 30 reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me