Pular para o conteúdo principal

4 formas de mostrar a habilidade que os recrutadores buscam

Thinkstock/4774344sean
executiva-e-executivo-conversando
Entrevista: presença de liderança é importante
Por: Vicente Carvalho, do 99jobs

São Paulo - Cada vez mais, as empresas esperam que seus funcionários tenham mais habilidades além das técnicas. Segundo pesquisa da Associação Nacional de Faculdades e Empregadores, os recrutadores buscam habilidades de escrita, comunicação verbal, ética de trabalho, iniciativa, criatividade e a capacidade de trabalhar bem em equipe.

Mas há uma habilidade que os empregadores colocam acima de todas as outras: a liderança.

“Os empregadores estão focados no desenvolvimento de talentos”, diz Jodi Glickman, autor de “Great on the Job: What to Say, How to Say It. The Secrets of Getting Ahead”. “Eles estão à procura de pessoas com potencial para ser a próxima geração de líderes na organização.”

Então, na hora de conseguir um emprego, há quatro maneiras de você provar que possui essa característica:

1. Destaque experiências relevantes em sua apresentação

Se você foi presidente do seu diretório acadêmico, ou teve algum outro tipo de papel de liderança, você obviamente quer mostrar estas experiências em seu currículo (ou no seu perfil na nossa plataforma). E se você tinha uma posição secundária, você provavelmente ganhou habilidades de liderança. Se você trabalhava como tesoureiro, por exemplo, você foi responsável pela gestão do orçamento, que é uma responsabilidade enorme. Voluntariado é mais uma demonstração da liderança, projetos estudantis, supervisionar tarefas, apresentações em sala, entre outras atividades extracurriculares podem e devem ser contadas.

“Você precisa fornecer a prova através de histórias suas de liderança”, diz Hannah Morgan, coaching profissional.

2. Mostrar que você é um solucionador de problemas

Resiliência é um componente essencial para ser um grande líder, diz Glickman, acrescentando que os gerentes de contratação estão à procura de candidatos que mostrem sucesso apesar das adversidades de alguma forma.

De fato, 70% dos empregadores na pesquisa NACE disseram que procuram habilidades para resolver problemas no currículo de um candidato.

Se você superar um grande obstáculo, fale sobre isso durante o processo de entrevista. Por exemplo, se você trabalhou durante a faculdade para pagar por sua educação, você resolveu um problema.

3. Utilize conhecidos para endossar suas habilidades de liderança

Use as recomendações de gestores passados para falar de seu perfil de liderança. Mas tenha em mente que você precisa preparar suas referências, diz Morgan. Deixe seus defensores saberem com antecedência quando eles podem receber um telefonema de um empregador.

Ainda melhor: tenha cartas de recomendação e de referências para enviar com os seus currículos.

É menos uma etapa para a contratação de gerentes. Eles podem nem sempre ter tempo para chamar todas as suas referências, mas eles vão olhar facilmente para a informação na frente deles.

4. Comporte-se como um líder

“Antes de abrir a boca, os gerentes de contratação avaliam a sua personalidade, assim, ter uma presença de liderança é importante”, diz Libby Gill, coaching de liderança. “Você precisa olhar e soar como um líder.”

Assista a vídeos de líderes e observe como eles se apresentam. Sua postura, vestuário, tom e energia de voz precisam transmitir confiança, separamos alguns aqui.

Seja especialmente consciente de sua linguagem corporal; a pesquisa mostra que o uso de gestos com as mãos enquanto fala pode transmitir uma maior sensação de inteligência para os ouvintes.

E lembre-se que o contato visual, boa postura e um aperto de mão forte é crucial para passar uma grande primeira impressão.

* Este artigo foi originalmente publicado por 99jobs.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me