Pular para o conteúdo principal

10 dicas do que fazer quando você está desempregado

Se você está ou já esteve desempregado deve saber como é ruim não ter um trabalho! Tem muita gente inclusive procurando pelo primeiro emprego e enquanto ele não aparece ficam perdidas, sem saber o que fazer. Pensando nisso, a gente elaborou 10 dicas do que você pode fazer enquanto estiver desempregado, para aproveitar da melhor forma possível este tempo ocioso enquanto constrói a fundação da sua carreira.

Pare de se comparar com outras pessoas!

Sério, pare com isso agora mesmo. Não fique pensando que outras pessoas têm trabalho enquanto você está desempregado – isso não vai te ajudar a arrumar um. Cada pessoa tem a sua trajetória e as suas oportunidades; e não será diferente com você. Mas para isso acontecer, esqueça os outros e foque na sua carreira!
produtivo

Mantenha-se produtivo!

Um erro de muita gente que está desempregado é se render ao ócio: a pessoa aproveita o tempo “livre” para colocar as séries do Netflix em dia, jogar videogame, ver vídeos no YouTube, navegar no Facebook, entre outras coisas. Bem, não faça isso. A especialista em carreiras Heather R. Huhman recomenda que você estabeleça uma agenda de horários para o que é realmente importante, continue acordando cedo, tomando café e se vestindo como se fosse trabalhar – trate a sua busca por um trabalho como se fosse um emprego! Isso te manterá mais motivado e produtivo. O que fazer com o seu tempo? Veja as próximas dicas.

Planeje a sua carreira

Comece fazendo o planejamento da sua carreira: entenda quais são os seus objetivos, o que você pode fazer para alcança-los e (pode parecer clichê, mas não é) defina aonde você quer estar daqui cinco anos. Saber qual é o seu destino te ajudará a escolher o melhor caminho para chegar lá. Além disso, como disse Nietzsche, “aquele que têm um porquê enfrenta quase todo como”.
trabalhe

Arrume um emprego, qualquer coisa serve!

Pode parecer contraditório com o que a gente sempre fala aqui, mas você precisa urgentemente tirar o peso de estar desempregado das suas costas. Não há problema algum em fazer algo fora da sua área, como garçom, vendedor de loja de shopping, atendente de cafeteria, auxiliar de escritório, o que estiver disponível. Como disse o especialista em finanças pessoais Kevin Mulligan, “qualquer emprego é melhor do que nenhum emprego”. Pense nisso.
Além disso, ficar parado só aumenta o seu desespero por um trabalho e isso pode te atrapalhar quando a oportunidade perfeita aparecer. Já pensou ser chamado para uma entrevista de emprego na sua empresa dos seus sonhos, mas na hora de ser avaliado pelo recrutador você deixa o seu desespero falar mais alto do que a sua vontade de trabalhar lá? Você com certeza perderá alguns pontos.

Faça cursos grátis e estude muito

O que não falta na internet hoje em dia são cursos gratuitos e materiais para você estudar. Aproveite o seu tempo para desenvolver novas habilidades que poderão agregar mais valor ao seu currículo, aprofunde-se nos conhecimentos exigidos no cargo que você almeja ocupar no futuro, aprenda um novo idioma ou até faça um curso grátis de empreendedorismo no SEBRAE. As possibilidades são infinitas e você só tem a ganhar ao aprender novas coisas.

Atualize o seu currículo com calma

Se você está desempregado e não está conseguindo ser chamado para nenhuma entrevista de emprego, está na hora de rever o seu currículo. Primeiro, reescreva a maneira como você se apresenta e descreve as suas experiências profissionais – foque no que você realizou e aprendeu nos seus trabalhos ao invés de falar o que você fazia. Acrescente os cursos e eventos que você está fazendo e participando durante este período desempregado. E não esqueça de algo muito importante: corrija todos os erros de português, se possível peça para alguém revisar para você, pois isso pode fazer toda a diferença na hora do RH ler o seu CV.
amigos

Avise os seus amigos que você está disponível

Os seus amigos podem ser a sua porta de entrada em algum trabalho bacana. Envie um email para eles contando que você está disponível e procurando por uma oportunidade e mande o seu currículo atualizado. Se tiver alguma vaga aberta na empresa onde trabalham que tenha o seu perfil, eles te avisarão ou até te indicarão. Outra possibilidade é pedir para que eles te passarem freelas – e quem sabe até realizar alguns trabalhos em outras áreas que você sempre quis experimentar.

Pratique a sua história profissional com todo mundo!

Passar em uma entrevista de emprego requer muito treino! “Em termos de entrevistas, preparação é de longe a coisa mais importante. Preparação começa em saber a sua própria carreira de trás para frente e estar preparado para falar de forma articulada sobre o que você faz. Projetos, habilidades, experiências, sucessos, fracassos e lições aprendidas fazem parte da sua história”, afirmou o ex-recrutador do Google Michael B. Junge.
Você precisa ter um discurso que reforça as experiências profissionais que você colocou no seu currículo. Pratique como contar a sua trajetória profissional para os seus amigos e familiares, peça a opinião deles e faça ajustes na história baseado no feedback que receber. Em pouco tempo você perceberá uma melhora significativa na maneira como você vende o seu peixe nas entrevistas de emprego!

Pense em abrir a sua própria empresa

Pode parecer estranho, mas algumas das maiores empresas do mundo nasceram com alguém desempregado com tempo para desenvolver as suas ideias de forma lucrativa. Walt Disney foi demitido do jornal onde trabalhava por não ser “criativo o suficiente” para escrever conteúdos, dá para acreditar? O que ele fez em seguida? Começou a sua própria empresa, que você deve conhecer muito bem!
Quem sabe isso não pode ser uma chance para você? Como dissemos mais para cima, faça um curso de empreendedorismo do SEBRAE, eles têm vários cursos e materiais disponíveis para você se aprofundar no assunto. Mesmo que você não abra um negócio no fim das contas, tente adotar o pensamento empreendedor para a sua carreira!
 Por 99Jobs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me