Pular para o conteúdo principal

Somos todos influenciadores: quatro dicas para manter uma boa imagem

A partir do momento em que produzimos para uma audiência, passamos a influenciá-la, de uma forma ou de outra

Por Nathana Lacerda*
Boa imagem: a sociedade implora por bons influenciadores | <i>Crédito: Pexels
Boa imagem: a sociedade implora por bons influenciadores | Crédito: Pexels
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Já que parece estar na moda utilizar a expressão “somos todos” em campanhas na rede social, gostaria de começar com algo que, pelo menos desta vez, conta uma verdade. Sim, você é um influenciador!
 
Eu poderia argumentar que, a partir do momento em que se publica algo nas redes sociais, estamos influenciando nossos amigos de alguma maneira. No entanto, vou me restringir à presença dos empresários e empreendedores na internet. Afinal, a partir do momento em que produzimos para uma audiência, passamos a influenciá-la, de uma forma ou de outra. Tornamo-nos uma autoridade com poder de influência, o que passa a exigir cada vez mais responsabilidade. Por isso, decidi listar 4 dicas que ajudam a qualquer empreendedor a manter uma boa imagem.
 
1. Não importa o número de seguidores

Alguns produtores de conteúdo poderiam alegar que o baixo número de seguidores e as poucas visualizações não exigem preocupação com o que é dito. Mas isso é mentira, essencialmente por dois motivos: um dia a sua audiência vai crescer e seu conteúdo será visto por mais pessoas; e não é necessário ter muitos seguidores para algo viralizar, o que significa que, mesmo com uma audiência ainda pequena, já é possível ter uma crise de imagem.
 
2. Ser verdadeiro não significa “falar o que vem à cabeça”

A autenticidade é o principal ponto a ser trabalhado por aqueles que procuram mandar uma mensagem a uma audiência. Quem está do outro lado da tela quer ver pessoas de verdade, e não atores vestindo máscaras. No entanto, isso não significa que se deva falar qualquer coisa. Pense sempre duas vezes antes de publicar um comentário, criticar outras pessoas, ou dar uma opinião política – e tenha certeza de quem é a sua audiência antes de qualquer posicionamento, e jamais seja ofensivo. Descobrir-se a si mesmo e ser verdadeiro é diferente de se posicionar dizendo “eu sou assim e vocês vão ter que me engolir”. Estude seu público e reflita: o que eles buscam em você? Por que eles precisam de você?
 
3. Tenha um conteúdo transformador

Nos dias de hoje, não adianta ser raso ou vazio. Também não basta oferecer informações que não possam promover alguma transformação no público. Promover transformação, seja ela qual for, é preponderante nos dias de hoje. Tem boa imagem quem proporciona uma vida melhor às pessoas. Procure ver sua transformação como algo que vai além do que parece. 

Quem ensina as pessoas a cuidar dos cabelos, na verdade faz algo muito maior do que apenas isso: atua diretamente na autoestima das pessoas. Quem trabalha com conteúdo capaz de proporcionar maior lucratividade às empresas, é capaz de promover um efeito cascata de benefícios à economia do país.
 
4. Em que mundo você quer viver?

A sociedade implora por bons influenciadores. Cada vez mais o mundo precisa de produtores de conteúdo que se preocupem com o efeito que suas mensagens podem desencadear. O ser humano é um ser social: precisa participar de grupos e ser aceito. E um influenciador da internet, seja empresário, Coach ou Youtuber, tem o papel de centralizar um grupo, unificar as pessoas e transformá-las. 

Portanto, o questionamento final que deve ser feito é: que transformações você quer ver no mundo? Você quer viver em um mundo com preconceito? Injustiça? Corrupção? A frase de Mahatma Gandhi, que diz que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, funciona perfeitamente neste contexto. Se você buscar ser sempre uma pessoa melhor e for humilde em admitir eventuais erros, será mais difícil ocorrer uma crise de imagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me