Pular para o conteúdo principal

Como conseguir um trabalho sem ter experiência profissional

Quem está procurando pelo primeiro emprego se vê numa posição bem complexa e paradoxal: não conseguem um emprego porque a principal exigência das empresas é ter experiência profissional, mas também não conseguem ter experiência profissional se ninguém nunca chamar eles para um cargo!
A situação parece um beco sem saída e muita gente se sente impotente, sem saber o que pode fazer para mudar isso. Por isso mesmo a gente está aqui, para te mostrar que existem algumas maneiras de impressionar os recrutadores, mesmo se você não tiver a tão desejada experiência profissional no seu currículo. Quer saber como?

Mostre as suas habilidades… de outro jeito

Quando uma empresa coloca na descrição da oportunidade que está procurando por um candidato com experiência ela não está dizendo necessariamente que só irá contratar um profissional que já trabalhou antes. Na verdade, o que mais importa aqui é se você tem ou não as habilidades necessárias para realizar as tarefas do cargo que estão oferecendo. E existem outras maneiras de mostrar isso!
Descreva as suas habilidades – tanto no currículo quanto na entrevista de emprego – e demonstre de maneira concreta que você sabe realmente fazer aquilo! Você pode usar como exemplo da habilidade um trabalho de faculdade que você precisou executar algo parecido com o que a oportunidade exige, um trabalho voluntário que você participou, uma ajuda que deu para algum amigo.

Não tenha medo de começar de baixo!

Procure por oportunidades de entrada naquelas empresas que mais combinam com você. Não tem problema se o cargo for menor do que você imaginava estar – é o seu primeiro emprego, aceite isso. É importante mostrar para o entrevistador que você quer esse trabalho justamente para mostrar o seu melhor e crescer junto com a companhia. Uma vez lá dentro, se empenhe ao máximo para mostrar o seu valor.

Comece a trabalhar para você mesmo

Toque os seus projetos pessoais ou se junte com alguns amigos e faça coisas incríveis na área que você quer atuar. Além de você produzir algo que servirá para mostrar ao recrutador que você tem as habilidades que ele procura em um candidato, sempre existe a chance da sua ideia dar super certo e você transformar o seu projeto no seu trabalho!

Faça cursos, muitos cursos!

Conhecimento nunca é demais, e em uma entrevista de emprego ele tem muito valor! Aproveite o “tempo livre” para fazer o máximo de cursos possíveis e participar de eventos na sua área. Hoje existem muitos cursos gratuitos na internet, então a falta de dinheiro não é desculpa.
Além de colocar os cursos no currículo, entenda qual foi a contribuição de cada um para te tornar um profissional melhor. Saber identificar o que te faz evoluir e como isso acontece é uma ótima qualidade que os recrutadores valorizam nos candidatos.

Entenda se você é a pessoa certa para a vaga

Quando você é avaliado para uma oportunidade, o entrevistador não está apenas querendo saber se você tem as habilidades necessárias para o trabalho; ele quer descobrir se você combina com a empresa. Isso significa compartilhar os mesmos valores da companhia, ter as mesmas crenças, saber se você irá se adaptar à cultura organizacional, essas coisas.
A nossa dica é que você leia tudo o que conseguir encontrar sobre como é trabalhar nessa empresa e quais são os valores dela. Você precisa pensar se você gostará do ambiente, se concordará com as políticas (home office, dress code, por exemplo), se combina com as pessoas que serão os seus colegas, essas coisas. Entenda se é isso mesmo que você quer para a sua vida e se você se sentirá motivado para levantar todas as manhãs para ajudar esta empresa a alcançar os seus objetivos.
Quer saber quais são as empresas que mais combinam com você? Então clique no banner abaixo e faça o 99match que a gente te mostra! 
Essa matéria foi publicada originalmente pelo Inquietaria do 99Jobs. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me