Pular para o conteúdo principal

Passo-a-passo para escolher sua carreira

Fonte: Shutterstock
Escolher a sua carreira é uma das decisões mais importantes que você vai tomar na sua vida. Você se beneficia muito quando toma as rédeas do processo e não deixa o acaso decidir por você. A oferta de trabalho enviada pelo seu amigo pode ser conveniente, mas talvez você deve-se levar mais coisas em consideração. Para isso, é necessário estabelecer objetivos para a sua carreira. Expor-se a todas as suas opções aumenta a probabilidade de que o seu trabalho seja sustentável financeiramente e emocionalmente. O processo para definir seus objetivos pode ser dividido nos seguintes passo:

1º passo: Avaliação pessoal
Pense no que você fez no passado. Entre as atividades, projetos, aulas ou trabalhos você já fez, de qual mais gostou? Faça uma lista com as atividades que foram mais energizantes e impactantes na sua vida. Pergunte-se quais habilidades proporcionaram esse sucesso. Depois, pense que interesses ou valores levaram você ali. Faça uma lista das características pessoais que fizeram essas atividades serem naturais para você. Criar essa lista ajuda a descobrir qual carreira se encaixa melhor com você.
2º passo: Considere suas opções
Comece a fazer uma lista sobre as carreiras que você se interessa. O objetivo agora é fazer uma pré-seleção das suas possibilidades. Tente identificar em torno de 10 carreiras que lhe interessam o suficiente para que você gaste mais tempo pesquisando sobre elas.
3º passo: Pesquise opções
Depois de selecionar algumas áreas, pesquise mais a fundo sobre elas. Use a lista feita no item anterior para fazer pesquisas como “Informação para carreira de terapeuta”. Leia os requisitos para ingressar no mercado e se certifique de que você pode completar qualquer treinamento, obter qualquer certificado ou diploma que seja necessário. Nesse estágio, algumas carreiras já devem ser eliminadas. O próximo passo seria procurar falar com profissionais da área e se aprofundar ainda mais nas áreas escolhidas. Mantenha notas sobre a sua pesquisa para que você possa comparar as suas opções no futuro.
4º passo: Tente fazer um job shadow
Um job shadow (ou trabalho de sombra) é quando você acompanha um profissional no seu trabalho. A experiência pode durar por algumas horas ou alguns dias, você só precisa achar alguém que aceite que você o acompanhe.
5º passo: Considere ser voluntário ou estagiário
Considere fazer algum tipo de trabalho voluntário ou estágio para realmente experimentar o campo. Lembre-se que se não der certo, você ainda pode voltar para a sua lista de carreiras.
6º passo: Comece a fazer decisões
Nesse ponto, você já deve estar informado o suficiente para tomar uma decisão. Faça uma lista com os prós e contras e pense sobre suas escolhas. Se você ainda está inseguro quanto a sua carreira, procure ajuda profissional na sua escola ou até mesmo em testes online.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me