Pular para o conteúdo principal

17 cientistas da Microsoft revelam o que esperar para 2017

O final do ano está chegando, e a época de “listas” e “predições” para o futuro já começou. Pensando nisso, o blog da Microsoft convidou 17 cientistas mulheres para contar um pouco do que podemos esperar para 2017 e a opinião delas sobre o que pode estar acontecendo em questão de tecnologia no mundo daqui à 10 anos, ou seja, 2027.
Seguindo o foco da empresa em construir um futuro mais justo e igualitário, o canal não convidou essas 17 cientistas à toa. Mesmo representando cerca de 50% da população mundial, mulheres representam menos de 20% da parcela de graduadas em áreas da ciência.
A intenção é mostrar que mesmo a indústria sendo dominada atualmente por homens, não só no dia a dia das empresas, como na mídia, existem sim mulheres brilhantes na área de tecnologia e que suas vozes devem ser ouvidas. E agora, vamos ouvir um pouco o que elas têm a dizer sobre o nosso futuro próximo e não tão próximo assim?

Realidade Virtual

Mar Gonzales Franco, pesquisadora da Microsoft Research NExt
realidade-virtual
Em 2017 veremos o surgimento de dispositivos de realidade virtual que apresentam melhor rastreamento de corpo. Um resultado positivo disto será a capacidade de experimentar a personificação de avatares virtuais a partir de uma perspectiva em primeira pessoa.
Em 2027, teremos sistemas de realidade virtual onipresentes que fornecerão experiências multissensoriais ricas. Usando esta tecnologia, os seres humanos vão treinar, recalibrar e melhorar seus sistemas perceptivos. No futuro a experiência de realidade virtual se expandirá para outras modalidades sensoriais, incluindo os dispositivos tácteis com haptic.

Pesquisa e armazenamento de informações

Susan Dumais, cientista e diretora do laboratório de pesquisa em Redmond, Washington
data-star-trk
Em 2017 a aprendizagem profunda na busca e na recuperação da informação se tornará mais robusta. Ao longo dos últimos anos, vimos avanços em reconhecimento de fala, compreensão de imagem e processamento de linguagem natural, que foram conduzidos por novas arquiteturas de aprendizagem. No próximo ano, os modelos de aprendizagem continuarão a melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa na web e levarão a melhorias gerais na compreensão de documentos e na articulação de consultas.
Qual será o principal avanço ou tema de discussão na busca e recuperação de informações em 2027?
A caixa de pesquisa desaparecerá. Estamos vendo o início desta transformação com consultas faladas, especialmente em ambientes móveis e casa inteligente. Essa tendência irá acelerar com a possibilidade das consultas incluírem som, imagens ou vídeo, e com o uso de contexto para recuperar proativamente informações relacionadas ao local atual, conteúdo, entidades ou atividades sem consultas explícitas.

Inteligência Artificial

Katja Hofmann, pesquisadora no laboratório de pesquisas em Cambridge, Reino Unido
artificial-inteligence
Em 2017, os jogos de computador irão ocupar um lugar central no desenvolvimento da Inteligência Artificial. As plataformas de experimentação baseadas em jogos, como o Projeto Malmo – que minha equipe e eu desenvolvemos para permitir a experimentação da IA em Minecraft – permitirão testes rápidos de novas idéias. Estamos agora no ponto em que podemos começar a entender como a IA pode aprender conosco e colaborar para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Em 2017 temos um grande potencial para capacitar as pessoas e ajudar-nos a enfrentar os principais desafios globais. O tópico mais importante de discussão é como garantir que até 2027 esses avanços e grande potencial se traduzam em tecnologia de IA que resulte no maior benefício possível para a sociedade.

Texto publicado originalmente no Inquietaria do 99Job, por Claudia Mascellani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me