Pular para o conteúdo principal

Faça seu cérebro pensar como um videogame e aumente a sua motivação

Tem dias que é difícil encontrar um motivo para sair da cama. Mesmo tendo um trabalho com significado, na empresa dos seus sonhos, fazendo o que ama e tudo mais… mesmo assim, você dá aquela desanimada. Nem tudo é perfeito na vida, não é mesmo? Agora imagine como quem está desempregado e não consegue encontrar nenhuma oportunidade ou quem tem um trabalho (com o perdão da palavra) meio bosta.
Esta frustração – ou falta de motivação – é normal. Ela aparece principalmente quando você fracassa e fracassa e fracassa e fracassa… até que o cérebro começa para de associar as tarefas que você faz (por exemplo, o seu trabalho ou a sua busca por emprego) com as recompensas esperadas. E esse fracasso nem precisa ser muito sério: algumas entrevistas de emprego com resultado ruim ou um projeto no trabalho que não está saindo já podem causar este estado.
Cientificamente falando, o seu cérebro para de produzir dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer. Aí, meu amigo, você vai ficar desgostoso mesmo!

“Tô desanimado, quero largar tudo e vender coco na praia”

Calma, gente. Não podemos nos deixar abater pelos desafios da vida profissional. Afinal, uma das maiores qualidades que os recrutadores de hoje em dia buscam nos candidatos é justamente a tal da resiliência, a capacidade de enfrentar as adversidades e continuar na luta! O desânimo é coisa passageira, como diria o médium Chico Xavier, “isso também vai passar”.
O grande lance aqui é não ficar esperando passar! Vamos te ensinar uma maneira de hacker a sua motivação, ou seja, sair desse estado de frustração que você está com seu trabalho, busca de emprego, carreira, faculdade, cursinho, tentando ver todas as temporadas de Game of Thrones… sei lá, qualquer coisa que você precisa continuar motivado para fazer melhor! Lembre-se: você não precisa largar tudo para começar a fazer o que ama!

Faça seu cérebro pensar como um videogame!

Seu cérebro tá de sacanagem com você: ele já está associando as suas tarefas ao fracasso e por isso você nem consegue ter motivação para realiza-las. A neurologista Judy Willis explica que “você precisa reforçar o padrão de que o esforço para alcançar as metas pode resultar em sucesso”. Mas como fazer isso?
Segundo a médica, uma ótima maneira de resolver este problema é seguir o modelo dos videogames, que funcionam por três componentes: “chance de continuar (ou refazer), desafios alcançáveis e a frequente comunicação de que você está progredindo rumo ao objetivo final”. Se funciona nos games, funciona com você também!

Mas moço, como eu faço isso?!

Não é difícil adotar esse modelo dos videogames para a sua vida profissional. Sério, ele é bem simples e se encaixa perfeitamente em qualquer carreira. Mas você precisa desenvolver esta mentalidade capaz de seguir direitinho os componentes citados pela doutora aí em cima! E que a gente vai mastigar um pouquinho aqui embaixo.
Primeiro, você precisa definir as suas metas profissionais (percebeu que tem um link nessa frase, né? Pode clicar nele que você vai encontrar dicas muito boas de como planejar a sua carreira). Elas precisam ser claras, pois você precisa saber exatamente aonde quer chegar, e realistas (não dá para querer ser imperador da galáxia da noite para o dia).
Depois, analise os seus passos, para saber se você está no caminho certo – o que você está fazendo para alcançar as suas metas está te levando para o sucesso? Tente entender o quanto você já realizou e o que ainda falta realizar; é importante que você tenha a noção exata de quanto falta para você zerar esse game que é a sua vida profissional (no caso, este objetivo específico).
A chance de refazer é algo muito simples, que muita gente não se permite: às vezes tudo o que você precisa é fazer diferente. Se hoje não deu certo, amanhã você tenta de outra maneira, encontre outro modo de passar dessa fase! É assim nos videogames. Ah, e não precisa ter medo de errar no trabalho… o objetivo principal das empresas não é que os seus funcionários não cometam erros, mas sim que eles produzam coisas bacanas que vão dar lucro para elas!
Leia também esse texto aí de baixo para entender um pouco melhor sobre esse nosso medo crônico de errar no trabalho!
Como esses dois simples passos irão te ajudar? “A explosão de prazer de motivação intrínseca que vem do reconhecimento do seu progresso e das conquistas que levam para a realização do seu objetivo irão deixar o seu cérebro motivado a perseverar”, explica a Judy.
Simples assim!

Texto publicado originalmente no Inquietaria do 99Job, por Rafael Duarte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me