segunda-feira, 19 de março de 2018

Como evitar gafes no ambiente de trabalho?

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas e outras gafes podem ser evitadas. Saiba como!
A partir do momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometerem “micos”.
Ou, quem sabe, a serem colocadas em “saias justas” por culpa delas mesmas ou até dos colegas.
Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes.
Para Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers, o primeiro passo para evitar as possíveis “foras” é observar o ambiente de trabalho.
“Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas, passa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes”, comenta Madalena.
Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha.
E isso significa saber o tipo adequado de roupa para usar, a melhor postura, se os chefes são mais rígidos etc.
“Também vale não falar demasiadamente, ou seja, fale apenas quando tiver certeza. Pessoas que falam sem precisão ou com muitos ‘achismos’ cometem mais erros e gafes. Na dúvida, não fale nada ou diga que irá buscar mais informações a respeito”.

As gafes aparecem quando você confunde pessoal com profissional
É importante prestar a atenção na forma de tratamento entre os colegas de trabalho ou clientes.
Você pode ser amigo deles fora do expediente, porém, dentro da empresa nunca os chame de “querido”, “meu bem”, “benzinho”, “mano”, “patrão”, entre outros.
A boa comunicação é fundamental para uma boa imagem corporativa.

Dessa mesma forma, não misture o pessoal com o profissional: essas situações podem ser constrangedoras.
Tenha em mente que o seu objetivo na empresa é o trabalho e não a ampliação de sua rede de amigos.
“Algumas pessoas irão se tornar naturalmente amigas, mas é preciso separar as coisas para não comprometer sua imagem. Então, nunca trate de assuntos pessoais na empresa” exalta a especialista.

Uma das gafes mais comuns é trocar os nomes das pessoas que trabalham na empresa.
Para evitar esse tipo de mal-entendido, procure saber o nome de todos, desde as pessoas que atuam na limpeza, recepção e portaria, até diretores e funcionários de outras áreas.
Errar ou não saber o nome de alguém é uma gafe simples, mas que mostra a falta de atenção da pessoa.
“E, é claro, trate todas as pessoas sem distinção de cargos, com respeito e educação”, ressalta Madalena.
Outras atitudes simples que devem ser tomadas para evitar constrangimentos são:


  •  sempre bater na porta da sala e pedir licença antes de entrar;
  •  evitar atender o celular quando estiver cercado de colegas;
  •  não rir muito alto no ambiente de trabalho;
  •  não utilizar roupas inadequadas;
  •  procurar não demorar muito no horário de almoço, para não deixar um colega esperando para ser substituído num plantão.


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